top of page

Instituto Ignacio Rangel lança livro sobre o gás natural em SC

No dia 20 de setembro o livro “Gás natural em Santa Catarina: uma análise crítica da concessão do serviço”, vai ser lançado na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, pelo pesquisador Leonardo Mosimann Estrella e pela editora do Instituto Ignacio Rangel (IIR). Trata-se de obra inédita publicada sobre o serviço de fornecimento de gás natural em Santa Catarina.


O evento será realizado no Auditório Tito Sena, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Udesc, às 19h30. O lançamento contará com a presença de acadêmicos, e além do próprio autor falarão no evento o Prof. Dr. José Messias Bastos, da Ufsc, e a Profa. Dra. Isa de Oliveira Rocha, da Udesc.


“Esta obra reflete ainda um pequeno percurso do longo espaço que me cabe percorrer com o tema. Mas já dispõe às autoridades públicas, especialmente de Santa Catarina, e à sociedade, uma análise que torna mais claro e transparente um setor de infraestrutura operado por um sistema de concessão pública”, explica Estrella.


Para Cósme Polêse, ex-presidente da empresa distribuidora de gás natural em Santa Catarina, a obra questiona importantes gargalos existentes no setor. “Esse trabalho acadêmico é sem dúvida um produto de longas pesquisas, compilações e confrontações entre a teoria e a prática, com o gás natural como eixo central. Mais que um trabalho científico, a obra também questiona os reais gargalos existentes, expõe feridas do sistema e aponta aos profissionais do conhecimento, da academia e, especialmente, aos governantes que para a transição energética necessitamos de novas atitudes.”, conclui.


Obra traz visão do setor nacional, internacional e catarinense


O livro dá continuidade à Série Livros Geográficos do IIR e marca a primeira publicação de estudos e pesquisas editados como Ensaios & Teses. O trabalho analisa a realidade do gás natural no território catarinense sob uma nova perspectiva. A obra trata das principais características do setor na conjuntura mundial e nacional, percorrendo também conflitos globais do presente e do passado e trazendo aspectos da realidade portuguesa a partir de visita técnica realizada ao país europeu. Os diversos contextos levantados pelo autor dialogam com analistas históricos do modo de produção vigente e da lógica industrial e energética, abordando também o desenvolvimento nacional e a transição energética. A partir dessas discussões a pesquisa sugere caminhos para a edição de um novo marco regulatório para o serviço de gás natural em Santa Catarina.


Sobre o autor


Leonardo Mosimann Estrella é administrador pela Ufsc e doutorando em Planejamento na Udesc. Possui mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, também pela Udesc, e especialização em Gestão Estratégica de Pessoas, Gerenciamento de Crises, Gestão da Comunicação Pública e Marketing para Gestão Empresarial. Coordena equipe multidisciplinar de pesquisadores pelo Núcleo de Estudo, Pesquisa e Observatório de Gás Natural da Vision Gas, entidade vinculada ao IIR, e atua profissionalmente no serviço público catarinense desde 2009.


Serviço


Evento: Lançamento do livro Gás natural em Santa Catarina: uma análise crítica da concessão do serviço


Data: 20/09/2023


Horário: 19h30


Local: Auditório Tito Sena (Faed/Udesc), Campus Itacorubi-Florianópolis

181 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page