Acesse o Artigo (Scaling actors’ perspectives about innovation system functions: Diffusion of biogas in Brazil) recém publicado com acesso grátis até dia 2 de Abril pelo link abaixo:
Com o movimento da transição energética ganhando força pelo mundo, cabe cada país incentivar, explorar e cultivar os sitemas energéticos relevantes para seu futuro. No Brasil o setor de gás natural teve um desempenho muito importante nesta trajetória, ao passo que suportou a matriz energética em tempos difíceis, assim como a transformação da indústria no início do mílênio.
Passada esta transformação o setor de gás carece de princípios sólidos de regulamentação e legitimidade para restaurar seu papel de agente transformador. O biogás e o biometano são esta oportunidade. Em países desenvolvidos o gás renovável é uma realidade, enquanto o Brasil em seu papel de em desenvolvimento, ainda dá passos de tartaruga em uma corrida de lebres.
Este tema tem evoluído na academia, dando força ao biogás como um Sistema Tecnológico de Inovação. Este tipo de sistema é construído socialmente, resultado do somatório de interações entre agentes que sabem e conhecem a capacidade do biogás. O conceito deste Sistema de Inovação de Biogás e Biometano (BBIS) iniciou em 2019 com a publicação (Contextual structures and interaction dynamics in the Brazilian Biogas Innovation System) onde os autores discutem as fases passadas do sistema e os motivos pelo qual o biogás tardou a aparecer na matriz energéttica do Brasil. Em 2023 a realidade é similar a de 2019, com apenas algumas centenas de plantas pelo país e uma expectativa enorme diante do potencial teórico de produzir até 20 milhões de m³ de biometano por dia.
Comments