top of page

Santa Catarina ganha núcleo de estudo para pensar o Gás Natural na matriz energética nacional

O estado de Santa Catarina é o primeiro a contar com uma iniciativa focada em pesquisas sobre o gás natural e sua relação com as demais infraestruturas e o setor produtivo com o lançamento do Núcleo de Pesquisa, Estudo e Observatório de Gás Natural (NEPO). Criado com o apoio do Instituto Ignacio Rangel (IIR), referência nacional em produção científica, a entidade é coordenada por Leonardo Mosimann Estrella, doutorando em planejamento da Udesc com mais de uma década de experiência na indústria de Gás Natural.


A supervisão do grupo terá a colaboração de uma das principais geógrafas catarinenses, a professora Dra. Isa de Oliveira Rocha, da Udesc, que possui experiência em pesquisas sobre o planejamento estatal e a industrialização, tanto brasileira quanto mundial. Rocha atuou também na Secretaria de Planejamento de Santa Catarina, responde pela produção do Atlas catarinense e coordena o Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LabPlan) da Udesc. Também formam a equipe de pesquisadores o engenheiro Cósme Polêse Borges e o jornalista Vinícius Augusto Bressan Ferreira, ambos da Ufsc.


Estrella explica que o núcleo tem o objetivo de gerar conhecimento e informação por meio da pesquisa e estudo do setor de gás natural no Brasil e no mundo. Segundo ele, é com esse objetivo em mente que está sendo criado o portal Vision Gas, um site mantido pelo NEPO para circulação de informações sobre as visões para essa forma de energia e sua articulação com a transição para as renováveis.


Teremos um portal em que todo estudo será compartilhado e estará à disposição da sociedade, reunindo as principais pesquisas do setor no Brasil e um espaço de opinião e notícias. Além disso, iremos participar de projetos especiais que serão realizados por demanda, como é o caso, atualmente, da participação no fascículo sobre infraestrutura do Atlas de Santa Catarina e na geração de uma proposta de planejamento para um setor governamental, complementa o coordenador.


O NEPO está vinculado ao Instituto Ignacio Rangel, formado por pesquisadores de diversas universidades do Brasil que buscam, a partir das ideias do economista que dá nome à instituição, decifrar o país e o mundo dentro de métodos como a teoria de ciclos econômicos longos e médios e do conceito de dualidade econômica identificada na economia nacional. O IIR é presidido pelo professor aposentado, Dr. Armen Mamigonian (ex-Usp e Ufsc), e pelo Dr. José Messias Bastos, professor da Ufsc.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page