top of page

Mitsui conta com a Norgás para ampliar participação na distribuição de gás natural do Nordeste

Movimento reforça a concentração do setor no país e ressalta a discordância de ideias com a sócia Compass, do Grupo Cosan


A Comitt Gás, formada pela Compass (51%) e Mitsui Gás e Energia do Brasil (49%), deliberou pela primeira separação parcial entre os seus dois sócios com a criação joint venture Norgás. A nova empresa passa a abrigar os ativos do elo da distribuição de gás natural do Nordeste pertencentes à sociedade formada com a herança dos ativos da Gaspetro.


O movimento atenderia ao acordo da Compass com o Conselho de Defesa Econômica (Cade) que previa a alienação das nordestinas Algás (Alagoas), Cegás (Ceará), Copergás (Pernambuco) e Sergás (Sergipe), visando minimizar a concentração do setor depois que o Grupo Cosan passou a ampliar substancialmente sua presença na distribuição com a aquisição do ativo da Petrobras.


Com a decisão e atendendo a condicionantes como meciona o próprio comunicado da Commit, a Compass concentraria sua atuação nas distribuidoras do Centro-Sul onde detém parte da Ceg Rio, Necta (Noroeste de São Paulo), Msgás (Mato Grosso do Sul), Compagás (Paraná) e SCGás (Santa Catarina) e controle total da Comgás (São Paulo) e Sulgás (Rio Grande do Sul).


Além disso, a Mitsui procurará ampliar sua participação nos ativos do Nordeste exercendo a preferência na aquisição como atual sócia, o que deverá ser alinhado com os demais investidores incluindo os estados subnacionais que possuem o mesmo direito na aquisição dentro da proporcionalidade do capital de cada concessionária. Com isso, o acordo da Compass com a Infra Gás deve se desfazer e a ampliação da Termogás no setor seria freada.


A decisão ressalta as discordantes ideias entre as sócias Compass e Mitsui sobre a forma de participação em ativos de gás nas regiões brasileiras e, ao mesmo tempo, não altera o modelo de concentração no elo da distribuição pela via privada reforçado pelo Novo Mercado de Gás.

308 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page