top of page

Labplan da Udesc fará curso sobre a industrialização do Brasil e de Santa Catarina

Atividades terão abordagem das disciplinas de economia e geografia com enfoque na categoria formação sócio-espacial


O Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (Labplab) do Departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Udesc realizará, de setembro a dezembro deste ano, o curso “A industrialização do Brasil”. O clico abordará também a formação socioeconômica de Santa Catarina.


O curso integra as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de planejamento territorial e desenvolvimento socioambiental do Labplan e tem como objetivo oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade a compreensão de como se deu a formação industrial brasileira e catarinense, seus ciclos, desafios e oportunidades da atualidade.

No total serão realizados oito encontros e 24 horas de atividades em aula, tendo como facilitador o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (Ppgplan), Leonardo Mosimann Estrella. A supervisão das atividades é da Profa. Dra. Isa de Oliveira Rocha da Udesc. As aulas terão também a participação de convidados e palestrantes que pesquisam a industrialização nacional.


Além da Faed, o curso tem o apoio do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais da (LABEUR) da Ufsc e do Instituto Ignacio Rangel (IIR), coordenados pelo Prof. Dr. José Messias Bastos. As inscrições podem ser realizadas clicando neste link. Para mais informações o e-mail leonardo.estrella77@edu.udesc.br fica à disposição dos interessados.


Encontros:


13/09/2023: Ciclos Econômicos Longos e Médios e as Revoluções Industriais

27/09/2023: Vias Revolucionária e Prussiana

04/10/2023: A industrialização brasileira

18/10/2023: Estatismo versus Privatismo nos serviços de utilidade pública

01/11/2023: Taxas de juros e a inflação brasileira

08/11/2023: Os ritmos do juglariano brasileiro e a doença holandesa

22/11/2023: A industrialização catarinense: formação, especificidade e diversidade

06/12/2023: Caminhos para a neoindustrialização brasileira e a política pública


Local: Sala 117 da FAED na UDESC (Campus Itacorubi em Florianópolis)

Horário: 14h às 17h

167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hozzászólások


bottom of page